Quem somos

A MALUBAMBU é um espaço para as crianças de 0 a 8 anos brincarem, experimentarem e viverem a infância com plenitude através de atividades lúdicas e artísticas ligadas a cultura da infância, do brincar livre, espontâneo e da liberdade de escolha.

A MALUBAMBU valoriza e reconhece a importância da ludicidade. A brincadeira, para as crianças, é uma atividade importante que auxilia na compreensão do mundo ao redor, na expressividade e na construção das relações sociais com outras crianças; enquanto brincam, elas sedimentam as fundações da aprendizagem futura.

Hoje o tempo das crianças é habitualmente saturado por deveres e afazeres, restando muito pouco para as atividades lúdico-criativas, o que gera, sem dúvida nenhuma, uma diminuição das possibilidades de as crianças descobrirem a própria maneira de ser, construir afetividades e fazer suas descobertas por meio do brincar. Em nome da educação formal, muitas vezes, as crianças são conduzidas para atividades dirigidas, sempre vigiadas e guiadas por metas e resultados determinados pelos adultos.

Pensando nessa realidade e acreditando na necessidade do resgate e da valorização do brincar como elemento essencial para o desenvolvimento integral das crianças pequenas, a MALUBAMBU funciona como um espaço alternativo à escola (para as famílias de crianças que querem um lugar intermediário entre a casa e a escola) e como um espaço complementar à escola (para as crianças que já estão na escola brincarem com tudo o que há de bacana na infância).

❥ AMOR POR AQUILO QUE ACREDITAMOS

ESPAÇO E TEMPO PARA BRINCAR DO QUE QUISER
Espontaneamente, sem cobranças por desempenhos ou resultados, as crianças precisam explorar o mundo, assumir riscos e cometer erros. Elas não precisam ter os seus dias totalmente comprometidos por aulas e atividades em que têm sempre alguém lhes dizendo o que fazer ou o quê alcançar.

VIDA INTERIOR RICA
As crianças precisam desenvolver, desde cedo, a tranquilidade para resolver desafios externos com força e equilíbrio. Isto significa cultivar o pensar e o sentir, capacidades que se manifestarão na vida futura proporcionando uma melhor comunicação com o outro, inspiração e criatividade.

ATIVIDADE LÚDICA
As crianças precisam se reconhecer, desde cedo, como produtoras de cultura, capazes de criar, organizar e atuar. A MALUBAMBU não formata as atividades em aulas porque não há professores, mas sim brincadores. Não há alunos, mas sim brincantes;

CONEXÃO E RELACIONAMENTO FAMILIAR
Os bebês e as crianças pequenas brincam melhor quando mediados por uma figura de apego confiável. Exatamente por isto, a MALUBAMBU torna imprescindível que as crianças de até três anos venham brincar acompanhadas. O acompanhante não precisa ser obrigatoriamente os pais. Pode ser um cuidador, babá ou qualquer familiar autorizado: avó, avô, tio, madrinha. Ao participar das atividades junto com as crianças, familiares e cuidadores podem conhecer e entender melhor aspectos do desenvolvimento infantil, a partir das conversas, orientações e sugestões de brincadeiras.

❥ AMOR PELA FLEXIBILIDADE

A MALUBAMBU não funciona através de matrícula e nem é preciso agendamento. É só chegar, escolher do que quer brincar e quanto tempo vai passar na casa. Há possibilidade de comprar tickets avulsos ou contratar pacotes de horas e turnos. Tudo é muito divertido e flexível para a comodidade das crianças e de seus familiares. A casa está aberta de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, e às terças, quintas e sábados, de 8h às 12h. Nos finais de semana e feriados, a casa fecha para eventos, como aniversários.

As crianças que vem para participar de qualquer atividade na MALUBAMBU devem vir com roupas confortáveis para brincar (de preferência que possam sujar) e trazer: uma troca de roupa e um lanche por turno (suco ou iogurte, fruta e carboidrato, que pode ser biscoito, sanduíche ou bolo simples). Pedimos evitar refrigerante, balas, salgadinhos e outros alimentos excessivamente industrializados.

❥ AMOR PELA BRINCADEIRA

Os brincadores e oficineiros são profissionais que adoram brincar com as crianças, incentivando o contato delas com o mundo, respeitando o tempo e as escolhas de cada uma, propondo brincadeiras, oportunidades, espaços educativos e instalações lúdicas para que os pequenos brinquem com liberdade, criatividade, autonomia e segurança. Os profissionais da MALUBAMBU são de diferentes áreas relevantes do desenvolvimento infantil, como pedagogia, psicologia, terapia ocupacional, psicomotricidade, artes, música e educação física.

Para que o brincar ocorra com toda força e qualidade, é fundamental que os adultos possam aprender com as crianças. Os brincadores e oficineiros são, portanto, pessoas dispostas a observá-las e escutá-las durante a brincadeira. Exatamente por isso, na MALUBAMBU, o ambiente está aberto as manifestações infantis: seus gostos, argumentos, interesses, dúvidas, hipóteses, questionamentos.

BRINCADORES
Nossos brincadores são profissionais de diferentes áreas relevantes do desenvolvimento infantil (pedagogia, psicologia, terapia ocupacional, psicomotricidade, artes, música, educação física) que adoram brincar para valer com as crianças respeitando o tempo e as escolhas de cada uma propondo brincadeiras, criando oportunidades e espaços para que os pequenos brinquem com liberdade, criatividade, autonomia e segurança.

OFICINEIROS
Nossos oficineiros são profissionais que estão na Malubambu em dias e horários determinados. Eles vêm à Casa de brincadeiras para brincar com as crianças de algo específico, previamente planejado e estruturado dentro da sua área de formação.

SIGA-NOS

INSTAGRAM